• O que é ISOFIX?

    ISOFIX é um sistema muito seguro que permite instalar de forma rápida e fácil uma cadeirinha de segurança nos bancos do automóvel, sem o cinto de segurança. Ele é padronizado internacionalmente e torna a cadeirinha parte integrante da carroceria do veículo, garantindo que não haja movimentação da mesma em caso de acidente.

    Como funciona o Sistema ISOFIX?

    As cadeirinhas e bases ISOFIX possuem 3 pontos de ancoragem que se fixam em pontos específicos no automóvel. Este sistema torna a cadeirinha do seu filho parte integrante do carro, conectando-a ao chassi de forma fácil e segura.

    • Conectores ISOFIX: São 2 conectores de metal que se fixam nos pontos de ancoragem (grampos metálicos) na base do assento traseiro do veículo.

    Conectores Isofix


    Além dos 2 ganchos inferiores, é essencial que o sistema seja estabilizado por um terceiro ponto de ancoragem, evitando assim que a cadeirinha tombe para os lados em caso de freada brusca ou impacto lateral. São duas opções de terceiro ponto de ancoragem:

    • Top tether, ou ponto de ancoragem superior é um gancho que localiza-se no piso do porta-malas ou na parte traseira do banco. Na maioria dos carros mais novos há uma indicação com o logo Top Tether. Este gancho de fixação da cinta superior da cadeirinha precisa estar firmemente preso ao gancho de ancoragem do automóvel, completando assim o sistema de fixação ISOFIX.

    Ponto de Ancoragem


    • Haste de suporte é uma opção nas cadeirinhas quando não há um top tether. Trata-se de uma haste que deve ser posicionada sobre o chão do carro, entre os bancos traseiro e dianteiro. Para funcionar corretamente, a haste deve estar alongada até que encoste no chão e esteja estabilizada.

    Se você estiver utilizando uma haste de suporte, é essencial verificar se o piso do carro possui um compartimento de armazenamento no chão. Se tiver, você deve verificar o manual de instruções do automóvel para indicações do local correto para instalação de haste de suporte ISOFIX.

    Haste de suporte